sábado, 20 de julho de 2013

O Candidato


Domingos Simões Pereira, filho de Antonio Simões Pereira e Vitoriana Monteiro, nascido a 20 de Outubro de 1963 em Farim.

Com os 6 anos de idade inicia em Cacheu o ensino Primário sob orientação daquele que virá a tornar-se um grande mentor dele, Professor Domingos Mendonça.

Findo o período do ensino primário, em 1974, segue para Bissau, onde integra um dos primeiros grupos de pioneiros no Liceu Kwame N'kurma. Porém só adere ao partido em 1979 através do núcleo da JAAC (Juventude Africana Amílcar Cabral). 

Com os 18 anos de idade, termina o Liceu como um dos 10 melhores alunos e é seleccionado para professor de formação militante nesse liceu num regime nocturno  sendo que durante o dia leccionava matemática na Escola Técnica e na Escola de Enfermagem.

Em 1982 consegue uma bolsa de estudo para a URSS onde fez parte e acabou mesmo presidindo a Associação de Estudantes da Guiné-Bissau.

Seis anos depois recebe o Diploma de Engenheiro de Construção Civil e Industrial, mas também a péssima noticia da morte do seu irmão, fazendo com que regressasse imediatamente a Bissau apesar da sua intenção de prosseguir para o mestrado na altura.

Em Bissau, 1990, é nomeado Director Geral da CUP, participando no Primeiro Ciclo de Formação do PAIGC.

Quatro anos depois, concluía o mestrado em Ciências Técnicas da Engenharia Civil nos EUA, também graças a uma bolsa de estudos. Regressa a Bissau e é convidado a reintegrar os quadros do Ministério das Obras Públicas.

Em 1998 é chamado a acumular a Direção Nacional da Viação e Transportes Terrestres  no mesmo ano é recrutado pela Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu para o Desenvolvimento, sob a direção do Sr Filinto Barros.
Um ano depois ganha um concurso do Banco Mundial transferindo-se para o Projecto de Reabilitação e Desenvolvimento do Sector Privado.

Em 2002 participa, na qualidade de Delegado, no Congresso de UDIB cujo vencedor viria a ser Carlos Gomes Junior. Tendo apoiado um candidato derrotado, recusa-se a subscrever a petição de impugnação do congresso proposto por alguns camaradas, o que o levou a prescindir do lugar de membro do Comité Central devido ao desconforto que essa atitude gerou no sei de alguns companheiros.
Aquando da formação de um Governo de Unidade Nacional, é nomeado Ministro das Infraestruturas Sociais, porém exonerado 4 meses depois devido às diferenças de visão e perspectiva com o então Chefe de Governo..

Em 2004, com a vitória do PAIGC, é nomeado Ministro das Obras Públicas e conduz vários programas tais como a construção da ponte de São Vicente, as vias urbanas de Bissau, manutenção da via principal e conclusão das obras do Palácio do Povo.

Em 2006 organiza o VI Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP e apesar de todos os imprevistos que foram aparecendo foi possível concluir essa missão, considerada uma grande vitória para o povo guineense. 
Depois da Cimeira, assume o cargo de Secretário-Geral da Caritas da Guiné-Bissau, onde pôde acompanhar de perto o sofrimento das pessoas e o esforço de muita gente em favor dos carenciados. 

Em 2008 assume o cargo de Secretário Executivo da CPLP, em Lisboa. Lá desenvolve parcerias nos mais variados domínios, inscreve-se no programa de Doutoramento em Ciências Políticas e Relações Internacionais e ao fim de 4 anos de mandato é condecorado com a Grã Cruz da Ordem Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Cavaco Silva, devido ao papel esclarecedor e empreendedor com que desempenhou o cargo de Secretário-Executivo.

Em Dezembro 2013 regressa a Bissau e candidata-se à presidência do PAIGC, meses depois, é nomeado Personalidade Lusófona do ano pelo Movimento Internacional Lusófono.

Eis, resumidamente, o percurso do nosso candidato, Domingos Simões Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário